RSSÚltima atualização: julho de 2017
ISSN: 2178-1303 Online | 2177-4633 Impressa
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Alethes: Periódico Científico dos Graduandos e Graduandas em Direito da UFJF

Alethes: 13ª Edição
Setembro/Dezembro de 2016
Capa/Cover

Capa: Filósofo em Meditação

Autor: Rembrandt Harmenszoon van Rijn

Data: 1632

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Esboços
Atenção:

Edital 02/2017 - Dossiê "Direito, Gênero, Identidade e Sexualidade"


A partir de agora o periódico passa a adotar a política de submissão contínua e receberá trabalhos em qualquer época do ano! Esta edição conta com um dossiê especial, que receberá ensaios na temática de "Direito, gênero, identidade e sexualidade". Os trabalhos enviados até o dia 01 de novembro serão publicados no próximo número. Para ter acesso ao edital de chamada de artigos científicos, ensaios e poemas, entre no link: https://drive.google.com/file/d/0Bwziew5wtI-SS0dPY1pYRWpTWXM/view?usp=sharing>

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5ª edição

janeiro / julho de 2014

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Os Malefícios do Pensamento Aristocrático nos Centros de Ensino Superior Brasileiros

Autor: André Dell’Isola Denardi.

Resumo: O presente artigo é resultado de um estudo cujo objetivo é investigar a origem e desenvolvimento do pensamento aristocrático na sociedade brasileira e de que forma tal fenômeno tem contribuído negativamente para a qualidade das relações entre o corpo docente e discente de nosso sistema de ensino superior. Para tanto, foi feita a análise conceitual de “pensamento aristocrático”, observada sua evolução histórica no Brasil e, a partir dos dados levantados, buscou-se verificar evidências que demonstrem a presença deste pensamento nos centros de ensino superior do país. Apresentadas essas evidências, foram analisadas possíveis formas de superá-lo e conclui-se que a existência desse fenômeno é maléfica ao sistema educacional como um todo e incompatível com as bases pedagógicas que sustentam o ensino superior. O resultado desse estudo contribui para conduzir o leitor a uma reflexão sobre quais devem ser os aspectos necessários para tornar os centros de ensino superior do Brasil capazes de desenvolver cidadãos críticos e de pensar com autonomia, construindo efetivamente uma relação positiva entre os envolvidos nesses centros de ensino superior tornando-os instituições a serviço da democracia.
Palavras-chave: Ensino Superior. Democracia. Cidadania.

Edições

13ª edição janeiro/junho de 2017Visualizar ediçãoPDF

12ª edição setembro/dezembro de 2016Visualizar ediçãoPDF

11ª edição maio/agosto de 2016Visualizar ediçãoPDF

10ª edição janeiro/abril de 2016Visualizar ediçãoPDF

9ª edição agosto/dezembro de 2015Visualizar ediçãoPDF

8ª edição janeiro/julho de 2015Visualizar ediçãoPDF

7ª edição maio/maio de 2015Visualizar ediçãoPDF

6ª edição julho/dezembro de 2014Visualizar ediçãoPDF

5ª edição janeiro/julho de 2014Visualizar ediçãoPDF

4ª edição janeiro/junho de 2012Visualizar ediçãoPDF

3ª edição novembro/maio de 2011Visualizar ediçãoPDF

2ª edição maio/outubro de 2010Visualizar ediçãoPDF

1ª edição dezembro/abril de 2010Visualizar ediçãoPDF

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