Alethes logo

Alethes: Periódico Científico dos Graduandos em Direito da UFJF

Proposta

É perceptível o desinteresse da grande maioria dos alunos de Direito com a chamada "área acadêmica". Quanto à razão disso, não nos contentamos com a resposta simplória e economicista de que tal desinteresse se deduz logicamente das reduzidas vantagens pecuniárias trazidas pela pesquisa científica no âmbito jurídico. Em motivação de nossa posição basta dizer que os graduandos se interessam por dezenas de coisas que não lhes trazem lucros financeiros, veja um exemplo nos estágios não remunerados. Ocorre que a chamada "área prática" lhes é apresentada como algo mais próximo deles, algo mais interessante, um lugar onde lhes é possível encontrar o sucesso, não econômico, mas pessoal. Ao passo que a "área acadêmica" lhes é apresentada como algo distante, entediante e, principalmente, como um ambiente restrito, no qual somente as mentes excepcionalmente brilhantes podem encontrar satisfação. Graças a essa distorção inculcada nos graduandos em Direito, conscientemente ou não, eles deixam de investir seu tempo em pesquisas e publicações científicas por não verem nessas atividades qualquer possibilidade de sucesso.

O sistema de publicações acadêmicas atua reforçando essa distorção, ao passo que se fecha o quanto pode às publicações de graduandos, como se artigos de qualidade só pudessem ser produzidos por alunos de pós-graduação, mestres ou doutores. É assim que os rótulos de doutor ou mestre os diferenciam dos graduandos, estes últimos devem apenas obter o conhecimento ortodóxico, o qual deve ser conformistamente reproduzido nas avaliações, enquanto isso o pensamento crítico e criativo deve ser reservado àqueles doutores que parecem ter adquirido juntamente com o título o direito de discordar, pesquisar e publicar.

É contra essa tendência em encobrir a pesquisa científica com um véu de elitismo acadêmico que consiste a proposta da ALETHES, uma proposta de descobrir, desse véu, a pesquisa, mostrando ao aluno que ele pode e deve discordar, pesquisar e publicar, podendo encontrar sucesso nessas atividades, pois a verdadeira construção do saber não depende de títulos, nem de mentes geniais, depende apenas de esforço intelectual, que qualquer interessado é capaz de praticar. Pelo dito, o periódico científico dos graduandos em Direito da UFJF, se prestará à publicação de artigos científicos de graduandos em Direito de qualquer faculdade, de forma a incentivá-los à pesquisa e tanto quanto possível combater a assimilação acrítica de conteúdo tão recompensada nas avaliações tradicionais.

Voltar

Copyright © 2010-2011 Periódico Alethes. Diretório Acadêmico Benjamin Colucci | Universidade Federal de Juiz de Fora

rafael-labs.com